quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Codinca


Receber uma lembrança de viagem de alguém é sempre algo muito bom, melhor ainda quando é um jogo bacana. O Codinca é um abstrato trazido da Irlanda por um amigo do Felipe. Ele possui uma caixa bastante compacta e peças bem bonitas, com uma mecânica básica de puzzle. Os jogadores devem completar os padrões informados em suas cartas de objetivo. São 16 peças divididas em 4 cores e 4 elementos naturais básicos (Fogo, Ar, Água e Terra). Além disso, o jogo vem também com as chamadas cartas de espírito, que permitem ações extras e dão um toque estratégico adicional ao jogo.

Componentes.

No início da partida, cada jogador escolhe uma cor de peças e recebe 4 cartas de objetivo e 3 cartas de espírito. Quem concluir primeiro todos os objetivos será o vencedor. Na sua vez ,o jogador pode fazer duas ações: virar e/ou movimentar uma de suas peças. Todas as peças possuem uma face dourada e outra prateada. A movimentação pode ser realizada em qualquer direção (vertical, horizontal e diagonal) com uma outra peça, elas trocam seus posicionamentos. Porém, uma ação nunca pode desfazer uma imediatamente anterior.

Setup inicial.

Exemplo de objetivo cumprido. 

O uso da carta de espírito é uma ação extra, não contando no limite de 2 por turno. Essa carta possui dois lados, um que é igual para todos e possui duas opções: mover uma peça de uma ponta para outra da linha ou rotacionar um conjunto de quatro peças. O outro lado da carta, que é o variável, permite alterar a configuração de todas as peças, organizado-as em um novo padrão conforme informado, é uma espécie de reset que pode tornar a partida bastante caótica. Uma vez usado qualquer dos lados e opções da carta de espírito, ela é imediatamente descartada.

Exemplo de carta de espírito.

Codinca é um jogo muito simples, mas com uma boa dose de estratégia. Acredito que possa unir na mesma mesa os mais diferentes públicos. É aquele tipo de jogo que dá para jogar várias partidas seguidas sem cansar. O visual também ajuda bastante, as cores vivas das peças e as cartas redondas são bem atrativas. Outro ponto positivo é a boa qualidade dos componentes, incluindo aí a caixa com fecho magnético, dá para jogar em qualquer lugar. Tem tudo o que precisa para ser aquele jogo para andar na bolsa: pequeno, rápido, simples, divertido e resistente. Então, se encontrar com ele por aí e gostar de abstratos pode comprar tranquilo. 

Confira mais fotos na nossa página do Facebook.

Confira também o vídeo que gravamos sobre o jogo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário