segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Retrospectiva - 3° Ano do Blog


Poderia utilizar o mesmo parágrafo inicial do post do ano passado ou ainda do anterior, pois as reclamações sobre ter jogado menos do que gostaria permanecem iguais. Este ano foram 178 partidas de 97 jogos diferentes. Não são números ruins, mas fico insatisfeita porque 80% foi family/party. Eu comecei a estudar aos sábados, então diminuiu bastante a minha frequência nos eventos. Os jogos que mais joguei esse ano foram: Die Die Die (9), The Manhattan Project: Chain Reaction (8) e DC Deck-Building Game (8). 

O Die Die Die é um jogo que ainda não foi lançado, ele deve sair no início de 2017 pela Ace Studios. É um jogo de peteleco de dados muito divertido. Eu peguei o protótipo para fazer o post aqui no blog sobre ele, acho que foi um dos que eu mais gostei de escrever. Entre tantos lançamentos legais previstos para o ano que vem, acredito que o Die Die Die será um dos grandes destaques. 


O Chain Reaction é uma versão cardgame do The Manhattan Project lançado agora em 2016. Gostei bastante do jogo, ele consegue passar a mesma sensação do original em um jogo super rápido e simples. O modo solo dele é bem bacana, sendo o responsável por ele estar aqui como um dos jogos mais jogados do ano. Confira o post sobre ele que fiz aqui no blog.

Versão PNP.

O DC Deck-Building Game foi um dos jogos mais legais que conheci em 2016 e eu poderia jurar que joguei ele mais vezes do que está registrado no BGG. O jogo já está cheio de expansões, 3 caixas de Crisis e 4 caixas de Crossover, mas nunca joguei usando os modos individuais, só juntei tudo ao base e fica aquela pilha de cartas gigante. Confira o post sobre ele que fiz aqui no blog.


A minha coleção atualmente conta com uns 150 jogos, acredito que ela manteve o tamanho entre compras e vendas. Gostaria de torná-la mais enxuta e diminuir a quantidade de family/party, o que não é possível porque são os jogos que o Felipe mais gosta e também tem o Guadalupeças. Os jogos mais recentes comprados foram Potion Explosion, Loony Quest e Star Wars Destiny

Coleção 2016.

Naves de X-Wing e Armada.

O Potion Explosion e o Star Wars Destiny são até bacanas, mas o Loony Quest é muito sem graça. Acho que foi o jogo mais chato que joguei esse ano. É muito simples e bobo, só consigo vê-lo como uma opção para jogar com crianças. Ele é muito bonito e tem uma estrutura de fases como nos jogos eletrônicos. Um outro jogo comprado esse ano e que achei bem chato também foi o Arcadia Quest. O esquema de evolução de personagem é legal, mas não o suficiente para que eu me empolgasse.



O jogo mais legal que entrou na coleção este ano sem dúvida foi o Rebellion. Apesar de ainda não ter conseguido jogar uma partida inteira dele, eu achei ele bem completo na representação do universo Star Wars. Porém, o jogo que mais me divertiu em 2016 foi Blood Rage. Eu não dava nada por ele, apesar de ser do Eric Lang, pois não sou muito fã dos jogos da CMON. Admito que vacila no tema, mas mecanicamente é ótimo, muito boa combinação de area control com draft de cartas. Ainda estou devendo post sobre ele aqui no blog.



Dos jogos nacionais, os melhores foram Rock N Roll Manager e Space Cantina, dois trabalhos incríveis de game designers cariocas. Em ambos os jogos, tive a oportunidade de acompanhar o processo de perto, jogar mais de uma vez o protótipo e ver as alterações sendo realizadas. Fiquei muito feliz quando o Leandro Pires assinou com a Conclave Editora, ainda mais que o Cristiano Cuty conheceu o jogo em uma edição do Guadalupeças.



O trabalho da Conclave Editora com o Rock N Roll Manager ficou muito bacana, a forma como eles organizaram o lançamento durante o Diversão Offline. Acho que é o meu nacional favorito de 2016. Ele é um euro leve-médio com um sistema de work placement simples e bem integrado ao tema. O Space Cantina ficou um pouquinho só atrás porque já é um euro médio-pesado, jogadores iniciantes podem ter um pouco de dificuldade com ele, mesmo com o tema engraçadinho que dá uma quebrada.



Quem costuma ler o blog com frequência sabe que gosto muito de jogar protótipos, porém o fato de eu ter ido a uma quantidade bem menor de eventos este ano, também diminuiu bastante o número de playtestes dos quais pude participar, praticamente só o pessoal que apareceu lá no Guadalupeças. Os que eu mais gostei de jogar foram La Muerte do Sanderson Gomes e Copacabana do Rodrigo Rego, ambos já fechados com editoras para serem lançados ano que vem. 


La Muerte é um party game muito divertido com um tema puxado para o humor negro e vai ser lançado pela Hod Studio. Já o Copacabana é um jogo mais pesado com tile placement e area control, seu lançamento vai ser pela Redbox Editora. Eu acho que o Sanderson tem bastante potencial para ser tornar um grande game designer, ele tem ideias muito boas. O Rodrigo Rego já é um dos meus game designers favoritos desde que joguei Palmares em 2013, não é a toa que o jogo estava fechado para sair por uma editora gringa, com direito a lançamento em Essen.



Um outro jogo que será lançado ano que vem e que eu tive a oportunidade de jogar o protótipo mais de uma vez é o Labyrinx, que também será lançado pela Redbox Editora. Muito bacana o investimento que eles estão pretendendo fazer nos nacionais em 2017. Além dos já mencionados, ainda tem também previstos o Micropolis, mais um jogo do Rodrigo Rego, e o Tsukiji, novo jogo do Leandro Pires.



Eu citei mais acima o Diversão Offline, evento que teve a sua segunda edição este ano. Foi bem bacana ver como eles se desenvolveram de uma edição para outra. O evento está cresceu bastante e está caminhando para se consolidar como um dos grandes eventos do nosso hobby. Grandes expectativas para o ano que vem, espero muito que o próximo passo seja dois dias de evento em 2017.


Este ano tivemos também a abertura de mais um espaço super legal para o nosso hobby aqui no RJ. A Game Of Boards abriu sua loja física no bairro do Catete. Além de um local muito acolhedor, simpatia no atendimento e bons preços, eles ainda estão promovendo jogatina liberada toda sexta-feira. Melhor loja de boardgame do RJ na atualidade. Totalmente voltada ao hobby. Nada de ter que dividir espaço com jogador de Magic.




Outra notícia boa relacionada a eventos de boardgame no RJ vem do nosso querido Guadalupeças. Em 2016, conseguimos mudar para um espaço com uma infraestrutura bem melhor. Agora o evento está ocorrendo no Shopping Jardim Guadalupe com um espaço reservado na Praça de Alimentação. Além do maior conforto proporcionado pelo local, temos percebido a presença de bastante gente nova que vê a gente jogando e acaba se interessando em conhecer o hobby.


Por último, mas não menos importante, vamos fazer aquela tradicional retrospectiva do blog. Este ano tivemos cerca de 22 mil acessos, com um total geral de pouco mais de 61 mil. Achei um número bem impressionante, considerando que produzi uma quantidade bastante reduzida de conteúdo, apenas 31 posts. Os textos de 2016 com o maior número de acessos foram Rock N Roll Manager (504), Arcadia Quest (478) e Space Cantina (371). No geral de todos os posts do blog tivemos Guerra do Anel (Total: 3069 / 2016: 1043), A Game Of Thrones Board Game (Total: 1776 / 2016: 553) e O Senhor dos Anéis Card Game (Total: 1132 / 2016: 189). 

Eu acho muito curioso que um texto tão antigo ainda gere tantos acessos, as visualizações do Guerra do Anel e do A Game Of Thrones Board Game superam as visualizações do texto mais popular produzido este ano. Dias atrás vi um vídeo de apresentação da expansão Warriors Of Middle-Earth e fiquei bem empolgada para colocar o jogo na mesa novamente, até porque ainda não joguei nem a Lords Of Middle-Earth. Espero conseguir jogar em breve e escrever sobre ela aqui no blog.


Um outro jogo do mesmo porte do Guerra do Anel que quero muito postar por aqui é o Rebellion, que como já mencionei mais acima, é a melhor representação do universo Star Wars já feita em um boardgame, não por acaso o comparam com o jogaço da Ares Games, Corey Konieczka se superando a cada novo projeto.

Como sempre tem muita coisa sobre as quais quero escrever aqui no blog, algumas delas talvez eu não consiga, mas agora tenho mais uma ferramenta para produção de conteúdo. Ano passado começamos a fazer um podcast que nos últimos meses acabamos transformando em videocast. Ainda não temos um dia exato para publicação, mas estamos nos esforçando para manter uma regularidade semanal. Então, faça a sua inscrição e nos acompanhe também no Youtube. Continuamos com a dinâmica de vídeos pequenos. As versões em áudio do Turno Cast ainda são disponibilizadas no nosso canal na Ludopedia.


Acho que já mencionei todos os pontos mais significativos para mim este ano no hobby. Claro que muita coisa ficou de fora, pois felizmente está cada vez mais difícil fazer uma retrospectiva pelo tanto que o nosso mercado tem crescido. Muitas editoras e game designers novos surgindo e jogos chegando ao Brasil cada vez mais rápido, além lançamentos simultâneos. Que 2017 esse crescimento fantástico continue para que tenhamos cada vez mais e melhores jogos disponíveis para comprarmos aqui no Brasil.

Obrigada a todos que acompanharam o blog neste ano, espero que continuem com a gente em 2017. Vou me esforçar bastante para jogar mais no ano que vem, até porque vou voltar a ficar livre aos sábados, então poderei frequentar mais eventos. Em 2015, eu tinha me desafiado a jogar um jogo por dia e alcancei pouco menos da metade. Quero tentar isso novamente e ainda os desafios 10X10 e 100X1. Como será que vou me sair? Torçam por mim.  

Feliz Ano Novo! Muitas jogatinas em 2017!

Nenhum comentário:

Postar um comentário