sábado, 20 de dezembro de 2014

Retrospectiva - 1º Ano do Blog


Esta semana o blog completou seu primeiro ano de existência. A ideia era colocar este post na data exata do aniversário, que foi segunda-feira (15), mas não rolou. Eu esperava conseguir ser mais produtiva neste mês de dezembro, queria ter escrito sobre Midgard e A Batalha dos Cinco Exércitos antes desse post. Cheguei a comentar sobre isso no post anterior, porém agora nem sei se consigo escrever qualquer outra coisa ainda esse ano. Talvez, na semana de festas de Natal e Ano Novo, porém não é só uma questão de tempo, está faltando ânimo também.

O post inaugural deste blog tem o mesmo título e conta como comecei no hobby: os primeiros jogos e eventos. Depois disso, muitos outros jogos foram jogados e comprados. Surgiram novos eventos, onde conhecemos mais pessoas bacanas. Este ano foi um ótimo, muitos lançamentos, tanto nacionais quanto importados, e empresas novas surgindo. A coleção cresceu em uma velocidade assustadora. Tivemos que comprar um armário para guardar tudo e já estamos sem espaço novamente.

 Coleção em 2013

Coleção 2014 - Parte 1

Coleção 2014 - Parte 2

Mas eu acho que joguei pouco, queria ter jogado mais. É a minha meta para 2015, comprar menos e jogar mais o que já tenho. Vários jogos da coleção ainda não viram mesa e tem outros que viram apenas uma vez. Eu adoro registrar tudo no BGG para depois olhar as listas e estatísticas. Até o momento foram 236 partidas e 100 jogos diferentes, isso sem contar os diversos playtestes. Também não entra o que foi jogado em formato digital. O top 3 dos campeões de mesa: Coup (12), Android Netrunner (11) e LOTR LCG (9).

Agora vamos um pouco aos números do blog, foram mais de 17 mil pageviews. O top 3 dos posts mais visualizados: Guerra do Anel (1086), GOT LCG (653) e A Game Of Thrones: The Board Game (624). Merecem destaque especial dois posts sobre material nacional que também tiveram uma boa quantidade de acessos: Lançamento do Gekido na Redbox (265) e Pacotão Funbox (233).

O post do Guerra do Anel é um fenômeno no blog, só comparar a diferença na quantidade de acessos entre ele e o segundo colocado. Mesmo sendo um post antigo, ele continua sendo o mais acessado, não importa se a estatística olhada for do mês ou da semana. Mas ele é também o responsável por uma das minhas maiores frustrações com o blog. Como eu tive uma resposta muito boa com esse post, tentei fazer um vídeo que, infelizmente, acabou não dando certo. Acho que eu quis começar grande demais.

 Chorei.

A ideia de fazer vídeos para o blog não morreu, ela foi retomada com vídeos mais simples. O primeiro vídeo que fizemos foi Ninja Dice, depois veio Gekido e Jaipur. Tivemos também os vídeos especiais de Muffin Games e Bifrost no Guadalupeças, jogados com seus respectivos criadores - Fel Barros e Cussa Mitre. Espero ano que vem conseguir fazer ainda mais vídeos.
Para fechar, uma seleção de coisas que surgiram ou que eu conheci esse ano e que eu acho que merecem destaque. Vou começar sendo bem regionalista: a abertura da loja Redbox e o evento Boards & Burgers, que ocorre toda terça-feira, ambos no Centro do RJ.



A Redbox está abrindo um espaço incrível para o nosso hobby. Além da venda de jogos, eles também realizam um evento chamado Segunda Sem Lei, no qual você paga um pequena taxa para jogar a vontade e ainda rola uns aperitivos. E agora, finalmente, começaram com o programa de aluguel de jogos. Algo que estava sendo super aguardado desde a inauguração da loja. Sempre ia lá e ficava olhando/babando a estande de jogos. Ainda não fui lá depois que eles implementaram esse novo serviço.

Ainda no assunto loja, não posso deixar de citar aqui a excelente Toys For Fans. Fui lá apenas uma vez, no Tabletop Day, por conta da distância. Mas achei o ambiente e o pessoal bem bacana. Uma pena ser tão longe, mas fica a dica para o pessoal da Ilha e adjacências ou que tenham mais disposição do que eu para grandes deslocamentos.

 

O Boards & Burgers é uma ótima opção para uma boa jogatina durante a semana, ainda mais depois que eles se mudaram para o Bob's da Senador Dantas, que fica bem em frente a Livraria Cultura e ainda tem o metrô pertinho. O ambiente é confortável e o pessoal muito bacana. Apesar de gostar muito do evento, faz um tempo que não apareço, o cansaço e o desânimo tem sido maiores que a vida. Vou tentar frequentar mais ano que vem, até porque ainda quero voltar a jogar Android Netrunner.


E as editoras? Começando em casa, temos a Pensamento Coletivo do amigo Filipe Cunha, muito playteste de jogo legal esse ano, em 2015 altas expectativas para os lançamentos. Temos também a Ace Studios, liderada pelo Fel Barros, criador do batedor de recordes do Catarse: Warzoo. Em SP, a Funbox que já era uma bem sucedida e conhecida Ludolocadora que esse ano se lançou como publicadora com o fenômeno Coup e o excelente Cook-Off do brasileiro Luis Francisco. Em 2015, no aguardo do Mehinaku 2.0, se a preguiça me largar, faço um post sobre isso. Se destacando bastante agora no final do ano, temos os mineiros da Conclave que vieram comendo quieto para depois meter o pé na porta anunciando vários jogos de destaque.

E os playtestes? Torcendo muito por Rock N Roll Manager do Leandro Pires, Beat Em Up do Wagner dos Santos e Engage do Sanderson Gomes. Os três são excelentes jogos que certamente serão comprados quando forem lançados. Menção especial ao Palmares do Rodrigo Rego, que conheci ano passado, mas ainda não foi lançado, então então para lista de lançamentos nacionais aguardados ansiosamente.





Obrigada a todos que nos acompanharam esse ano, espero que continuem conosco em 2015. Qualquer crítica ou sugestão é sempre muito bem-vinda. Apesar do blog ser totalmente amador, sempre tentamos apresentar um bom trabalho. Segue mais algumas fotos de momentos bacanas de 2014.

 Jogando com o Alexander, organizador do Castelo das Peças

Wargame, porra!!!

 Será que algum dia aprenderei a jogar Go?

Campeonato de GOT LCG.

1º Guadalupeças do Ano

Último Guadalupeças do Ano

 Retornaremos as atividades em fevereiro de 2015

3 comentários:

  1. Bom trabalho.... sucesso em 2015!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Aline! Um dos blogs mais queridos e respeitados do Brasil! E que 2015 seja ainda melhor! Grande abraço!

    ResponderExcluir