segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Guadalupeças - Especial Vaporaria



Ontem rolou mais um Guadalupeças, o destaque desse mês foi Vaporaria da Riachuelo Games. O jogo está em sua reta final de criação e o início do financiamento coletivo no Catarse está previsto para Outubro. A versão apresentada no evento ainda está longe da que deverá ser oferecida ao público, mas já deu para sentir um gostinho a mais. As miniaturas estão muito bonitas. Os Tripedens, que são os alienígenas inimigos, estão finalizados. Já os Mechas, robôs gigantes utilizados pelos humanos, ainda sofrerão adaptações. Para completar, teve também o prédio da Monst3r Factory que está lindão. Hoje, o pessoal da Riachuelo Games, colocou em seu site um texto recheado de informações.


Além do Vaporaria, eles trouxeram também o Fortaleza de Berdolock com várias minis e acessórios pintados. O jogo é um print and play que será oferecido gratuitamente, mas se você quiser montar aquela mesa bonita é só comprar os componentes. O trabalho da Riachuelo Games com miniaturas é muito bom, como se pode ver pelas fotos, e o preço bem acessível. 


Tanto Vaporaria quanto Fortaleza de Berdolock fizeram bastante sucesso e tiveram mesa cheia durante todo o dia. Fiquei só na porradaria Mechas X Tripedens mesmo, esses lances de grupo de Heróis invadindo Masmorra não é comigo não. Se bem que estava tão bonito que deu até vontade de experimentar.



Comecei meu dia jogando um Boss Monster básico, meu vício atual. Quanto mais eu jogo, mais eu gosto dele. É rápido e fácil, sem ser bobo. Tem um bom equilíbrio entre sorte e estratégia. Depois fui de Vaporaria, mais uma vez com os humanos. Da próxima, vou querer jogar com os alienígenas para sentir a diferença. Após a partida conversamos um pouco e fiquei sabendo sobre boa parte do que foi divulgado hoje. Se eu não fosse tão preguiçosa podia ter "feito uma exclusiva" publicando o post ontem.


Depois do almoço nada mais temático do que um Cook-off, um party game nacional muito divertido. O jogo é uma disputa entre chefes de cozinha. Eu adoro o Gordon Ramsay e os realitys de culinária em geral, imagina se os participantes pudessem sabotar uns aos outros. A gente pegou ele junto com o Coup, que foi o próximo a ver mesa. Outro jogo rápido e divertido com bastante sacanagem com os amiguinhos, só que agora com muito blefe. O objetivo é eliminar os oponentes, segue a linha de Love Letter e Mascarade, só que mais direto e agressivo. O trabalho da Funbox em ambos os jogos foi sensacional, depois vou ver se faço um post só para falar sobre eles.



Fechei meu dia com o fantástico The Castles Of Burgundy, um Eurão que tem como diferencial a rolagem de dados como componente central da sua mecânica. O jogo é super tenso do início ao fim porque sorte e estratégia andam lado a lado. O tabuleiro principal é divido em 6 áreas onde ficam as construções e mais uma área a parte de onde é possível pegá-las utilizando dinheiro. Quando você pega, elas vão para uma área intermediária do seu tabuleiro individual, que é divido em cores diferentes de acordo com o que se pode colocar ali. Além disso, cada espaço possui um número, é preciso tirar um valor igual no dado e ainda já ter algo construido adjacente. Claro que existem modificadores, mas mesmo assim é bem complicado, porque é tudo muito limitado. A dificuldade para fazer as coisas já é uma característica normal dos Euros, a utilização dos dados potencializa isso ainda mais.


Nessa edição também tivemos mais uma vez a presença do pessoal do GoT de tabuleiro. Eles conheceram o jogo na edição passada, disseram que iam voltar nessa para jogar mais e realmente voltaram. Espero que venham sempre e comecem a se interessar por outros jogos.


Meu muito obrigada a todos pela presença em mais um Guadalupeças. Agradecemos a presença da Riachuelo Games, que estará novamente conosco no mês que vem junto com a Ace Studios do Fel Barros, criador do Warzoo, do Gekido e de outros jogos. Vai ser uma edição recheada de nacionais, o que é bem empolgante. Quem me conhece sabe que eu gosto de prestigiar o trabalho nacional e tem tanta coisa boa surgindo. O Guadalupeças e o Turno Extra sempre estará de portas abertas para divulgação do que estiver rolando de bacana. Se você que está lendo esse texto é Game Designer e quiser playtestar seu jogo com a gente, estamos aí. Até mês que vem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário