sábado, 14 de junho de 2014

Blueprints


Eu gosto muito de jogos com mecânicas simples e temáticas diferentes. Blueprints tem essas características, além de um belíssimo trabalho de arte. Desde a caixa, passando pelo manual e todos os seus componentes não há do que reclamar. Tudo é de excelente qualidade e muito bonito. Se você, caro amigo leitor, tem algum conhecimento de desenho técnico, já matou de cara do que se trata esse jogo. Blueprint é o nome dado as representações de linhas brancas em fundo azul utilizados em projetos de Arquitetura e Engenharia. Por isso, acredito que o alto padrão do material apresentado é fundamental para uma devida coerência com a temática.


Blueprints é um jogo compacto, rápido e divertido. Ele se desenvolve em três rodadas, nas quais cada jogador receberá uma carta de plano, que traz o desenho de prédio em planta baixa (com número de andares e suas posições) e em 3D. A construção será realizada através de dados. Não por meio de um resultado de rolagem, como estamos acostumados em diversos jogos. Os dados são usados literalmente para dar vida ao seu projeto.

Os dados representam os materiais disponíveis para construção do prédio, temos 4 tipo diferentes: Laranja (Madeira), Verde (Material Reciclado), Preto (Concreto) e Transparente (Vidro). De acordo com o número de jogadores será rolada uma determinada quantidade de dados, em sua vez cada um irá escolher um dado para utilização e irá retirar um novo para reposição. Sempre haverá o mesmo número de dados disponíveis para todos. A rodada acaba depois que cada um tiver pego seu sexto dado.


A escolha dos dados é um questão de estratégia. Cada tipo de material pontua de uma forma diferente. Nesse ponto, o jogo proporciona bastante interatividade entre os jogadores. Todos podem se atrapalhar mutuamente, apesar das construções serem realizadas em segredo.  Os andares são erguidos sempre do maior para o menor. Nunca se pode colocar na parte de cima um dado de valor maior do que ó que está na parte de baixo, precisa ser sempre menor ou igual.


Pontuação dos Materiais:

Laranja: Marca dois pontos para cada dado adjacente, independente de número ou cor.
Verde: Marca pontos de acordo com a quantidade utilizada. Dados 1/2/3/4/5/6 correspondem respectivamente 2/5/10/15/20/30 em pontos.
Preto: Marca pontos individualmente de acordo com a altura. Andares 1/2/3/4 correspondem respectivamente 2/3/5/8 em pontos.
Transparente: Marca pontos individualmente de acordo com o número do próprio dado.

As pontuações das construções, que são zeradas a cada nova rodada, definem quem irá conquistar as cartas de prêmio e troféus, são elas que definirão o vencedor do jogo. Existem quatro tipo de prêmios diferentes, ao término da rodada cada jogador verificará se atingiu a condição exigida para conquista de algum deles. Dois jogadores diferentes não podem ficar com o mesmo prêmio. Nesse caso será utilizado o desempate.


No tabuleiro de contagem de pontos são colocados dois dados diferentes a cada nova rodada em um espaço próprio para isso. Quem tiver a maior quantidade de dados iguais aos disponibilizados no desempate ganha. Por isso temos dois dados, se no primeiro dado o empate prevalecer, passamos para o próximo. Se mesmo assim continuar, o que eu acho muito difícil, ganha quem jogou por último.


Os troféus são de três tipos: Ouro, Prata e Bronze, sendo concedidos aos jogadores que conquistaram as maiores pontuações na rodada. Sua utilização vai depender da quantidade de participantes no jogo. Os mesmos critérios de desempate se aplicam aqui também.


Os prêmios e troféus que vão sendo ganhos ao longo das rodadas são mantidos virados para baixo só sendo revelados no final no jogo. Aqui o desempate é por maior quantidade de prêmios e depois por mais troféus de Ouro, Prata e Bronze respectivamente.

Não é um jogo fácil de encontrar no Brasil, mas se por algum acaso topar com ele, não perca a oportunidade. Como eu já disse, é um jogo rápido, fácil, bonito e divertido. Funciona muito bem com qualquer número de jogadores. Uma mecânica simples utilizada de uma maneira inovadora para se encaixar com um tema bacana. Para fechar, é um jogo da Z-Man, uma das melhores publishers de jogos de mesa da atualidade.

Um comentário: