sábado, 31 de maio de 2014

Soccero


Fechando nossa série sobre jogos com temática de Futebol em preparação à edição especial do  Guadalupeças, vamos de Soccero, que apesar de não ser nacional, acredito ser o mais fiel possível. Esse jogo foi criado por uma dupla de finlandeses, país sem tradição no esporte. Porém, o esforço é tanto que existe até uma divisão de regras: básicas e avançadas. A ideia é realmente tentar colocar no tabuleiro toda a emoção dos gramados. Nesse texto, trataremos apenas das básicas. Talvez, depois eu escreva um outro só com as demais regras.

A princípio, o jogo é bem simples. A duração sugerida é de dois tempos de 45 minutos, achei exagero antes de começar a jogar, mas depois vi que nem tanto. Porém, acho que dois tempos de 20 minutos são suficientes. Mas essa sensação pode ser porque Futebol não é muito o meu lance. O jogo vem com dois times de onze jogadores, bola e gols. As jogadas são decididas por dados, D6 comum para movimentação e customizados com direções para chutes.


No início da partida, o posicionamento dos jogadores pelo campo é livre. Quem irá começar com a posse de bola é decidido pela sorte assim como no jogo real. O resultado do dado de movimentação pode ser distribuído entre qualquer quantidade de jogadores. Não existe limite de direção, só precisa ser sempre reto, não é possível ir para frente e depois para o lado, por exemplo. Aqui não tem drible, acredito que deva ter nas regras avançadas.


Se o jogador que está de posse da bola se movimenta, a face da mesma é virada para o lado vermelho, indicando que esse jogador terá que passá-la para outro em uma próxima movimentação. Para roubar a bola do adversário, o jogador deve parar seu movimento no mesmo espaço do outro. No chute a gol, o goleiro rola o D6 e consegue sucesso se tirar 5 ou 6. Na minha opinião, devia rolar o dado direcional também, mas talvez isso fosse deixar a coisa muito difícil. Porém, é preciso cuidado com o impedimento, ele está presente mesmo na regra básica.

O jogo também vem com duas ampulhetas para limitar o tempo das jogadas de cada um, nada de ficar pensando a vida toda no que fazer, as decisões precisam ser rápidas. Mas o uso delas é opcional e o manual não aconselha seu uso para iniciantes. A zoação está liberada para todos que já jogaram qualquer coisa comigo. XD

Ficou interessado em experimentar? Compareça ao Guadalupeças. Ele estará disponível para quem quiser jogar, assim como o Futebox e o Convocados. Teremos também o pessoal do Senhores dos Jogos com o playteste de Jogada de Craque. Além, é claro, de todo o nosso já conhecido acervo e várias novas aquisições como Takenoko e Rampage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário