quinta-feira, 29 de maio de 2014

Futebox


Seguindo com a nossa série de posts sobre jogos com temática de Futebol em preparação ao Guadalupeças especial que ocorrerá no próximo domingo, vamos com mais um nacional. O Futebox é um jogo da Mitra, uma empresa cujo trabalho eu admiro muito, já falei sobre eles aqui em outras oportunidades. Esse jogo faz parte da Enciclopédia de Jogos, uma linha muito bacana com uma pegada mais tradicional e clássica com representantes do mundo inteiro, mas que nem por isso foca só nos mais antigos. Apesar de serem a maioria, temos espaço para alguns mais novos também.

Esse jogo foi comprado pelo Felipe na Livraria Cultura há alguns meses por seu tema inusitado. Aqui gostaria de abrir um parênteses para reclamar que eles não fizeram reposição dos jogos da Mitra, agora fiquei sem ter onde comprar vários outros títulos que me interessavam. No Natal do ano passado haviam muitos jogos à venda, se acabaram é porque teve uma boa receptividade. Os jogos da Mitra tem uma apresentação muito bacana, o tabuleiro é dobrável com espaço lateral para guardar as peças e vem com uma luva para proteger a caixa/tabuleiro. É um formato fácil transportar e guardar, além de ficar bem bonito na estante. Ainda tenho bem pouco, mas um dia ainda terei toda a coleção.




Quando abri o jogo e li as regras, achei meio bobinho. Em um primeiro momento, por ser baseado em dado, é plenamente compreensível o pensamento de que é um jogo com um forte fator de sorte. Mas isso é um engano. Futebox não é só rolação de dados, quanto mais bem elaborada for a estratégia, maior a chance de vitória. É um jogo de regras extremamente simples, permitindo que possa ser jogado por qualquer pessoa, até mesmo crianças, sem dificuldades.

Em Futebox, cada lado possui seis jogadores que começam a partida na área inicial demarcada por círculos brancos, na sua vez cada um dos oponentes irá rolar o dado e moverá o jogador definido pelo número que sair em qualquer direção a mesma quantidade de espaços, podendo andar para frente e para trás, as únicas exigências é que o caminho esteja livre e não é permitido passar pelas áreas iniciais. Porém, é possível terminar seu movimento em um espaço ocupado por outro jogador, nesse caso esse deve voltar à área inicial do campo. Exemplo: Resultado 6 no dado, o jogador 6 será movido 6 vezes. O objetivo é chegar até o gol do time adversário, esse espaço possui uma marcação diferente, são triângulos ao invés de círculos e fica em um quadro fora da área verde do tabuleiro. Ao marcar o gol, o jogador volta para a área inicial.



O que permite a estratégia e minimiza o fator sorte é a liberdade da movimentação. A forma como o tabuleiro é divido em losangos ao invés dos tradicionais quadrados e o fato de posicionar o jogadores nos pontos de intersecção, como no Go, ao invés de dentro das casas, permite uma grande possibilidade de movimentos. Avançar para o gol ou bloquear o caminho adversário? Qual posição eu preciso ficar tanto para atacar quanto para defender? É um jogo bem matemático, como o Xadrez, com a dificuldade da divisão inusitada do tabuleiro. Não há uma definição para tempo de jogo, isso deve ser previamente acordado no início da partida.

Apesar de não ser mais encontrado fisicamente na Livraria Cultura, ainda é possível comprar pelo site deles ao preço de R$48,90. Outros jogos da Enciclopédia de Jogos também podem ser encontrados lá na mesma faixa de valor. Acho o preço bem justo, o chato de comprar pelo site é pagar frete, preferia muito mais ter o prazer de ir à loja e adquirir o produto em mãos. Mas fica a dica, vale a pena conhecer mais sobre os jogos da Mitra. Além do Futebox, estaremos também com outros jogos deles a disposição, é só chegar e jogar. Não custa lembrar que estaremos com o nosso já conhecido acervo e com vários outros jogos novos. O Guadalupeças é no domingo agora, 1º de junho. Venha se divertir com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário