domingo, 2 de fevereiro de 2014

Pré-Guadalupeças: Twilight Imperium


O que fazer na véspera do evento de jogos de mesa que você organiza? Descansar, pois o dia seguinte será puxado? Ir à praia ou à piscina porque está um calor do inferno no RJ? Passear no shopping para relaxar, talvez tomar um sorvete ou assistir um filme? Nada disso, aqui em casa todo dia disponível é dia de jogo. E o escolhido da vez foi nada mais nada menos do que Twilight Imperium. Depois da aventura do Guerra do Anel da semana passada (o vídeo ainda está em processo de edição), encaramos mais um gigante de 6 horas de duração e com um nível ainda maior de complexidade. Em pensar, que recebi sugestão de fazer vídeo dele. Acho que só daqui há alguns anos. Meus agradecimentos ao Filipe Cunha, dono do jogo, que não só o trouxe da Ilha para Guadalupe nesse calor, como teve a paciência de nos explicar. Já falei do calor, né? Aqui em casa não tem ar-condicionado e a geladeira é pequena, então até água gelada ficou problemático. O espaço foi outro desafio, o tabuleiro nem é tão grande, mas existem muito componentes que ficam de fora: naves, cartas, marcadores e os tabuleiros individuais.

 Todos posicionados para começar.

Vamos a uma brevíssima apresentação do jogo. Cada jogador é uma raça alienígena e começa em seu mundo natal com um setup básico de naves. Existem diversos tipos de naves, cada uma com funções diferentes. O jogo tem 9 rodadas, cada uma acompanhada por um objetivo que pode ser cumprido uma vez por todos. Dentro delas o número de turnos é indefinido, pois só acaba quando as possibilidades (que são muitas) de todos os players fazerem ações são esgotadas. Segue abaixo uma foto do tabuleiro individual que acompanha cada raça com a lista de ações para ficar mais claro o que estou dizendo.

 
  Essas ações não acontecem todas na ordem, elas vão entrando uma nas outras.

O primeiro player a somar 10 vence a partida ou então aquele que tiver mais pontos no final das 9 rodadas, além dos objetivos públicos cada um recebe no início do jogo um secreto. Todo começo de rodada tem a fase da escolha de Strategy Cards, acho que esse é o grande lance do jogo, saber fazer a escolha correta que vai lhe fazer alcançar mais fácil e rapidamente seu objetivo. Perceberam que até agora não falei sobre batalhas apesar de estar falando de um jogo cheio de naves? Elas não são o foco, Felipe Vinha não entendeu ou não quis entender isso e ficou me batendo sem razão.  

 Galera se espalhando pelo mapa. Eu sou o preto e o Felipe é o verde.

As batalhas são inevitáveis, você precisa se expandir para ter mais recursos para realizar suas ações, mas não é o principal. O jogo te possibilita ações de política e negociações diversas. Achei bem legal a parte de desenvolvimento tecnológico também. O que me atrapalhou muito nas cartas foi o meu inglês praticamente inexistente.

Jogamos em um grupo de 5 pessoas, a partida durou 6 horas, mas só chegamos na metade das rodadas. O Filipe Cunha deu um banho em todo mundo. Além dele e de nós (eu e meu noivo), tivemos também a presença de um casal de amigos (Isabela e Bruno) que são novatos no mundo dos boards. Fiquei preocupada deles não curtirem um jogo tão pesado, mas eles pareceram se divertir bastante. Eu e a outra menina ficamos empatadas no segundo lugar e o meu noivo e o namorado dela na lanterninha.

 Concentrados.

Um ponto que merece destaque nesse relato e não pode deixar de ser mencionado foi a War Sun do Filipe Cunha sendo magistralmente destruída no último lance da partida pela Isabela. Não afetou em nada o resultado, mas foi muito legal, totalmente inesperado.

Acho que quando eu jogar uma segunda vez, vou me sair melhor, principalmente se o Felipe Vinha não ficar me atrapalhando. Espero que o Filipe Cunha tenha disposição para jogar conosco novamente.

Agora é hora de ir dormir porque daqui algumas horas temos o nosso querido Guadalupeças. Essa edição vai estar especial, com 4 jogos disponíveis para playteste. 

Riachuelo Games com Cruz de Ferro e Vaporaria



Fel Barros com Warzoo


Rodrigo Rêgo com Palmares


Além, é claro do nosso acervo pessoal que sempre procuramos disponibilizar e de outros jogos trazidos pelos amigos do eventos. Esperamos a todos para um dia de muitos jogos e diversão.

Um comentário: