sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Conheça um pouco mais sobre a Mitra


Um pouco antes de escrever sobre a Enciclopédia de Jogos, mandei um email ao pessoal da Mitra pedindo mais informações sobre eles. Esperei alguns dias e como não houve resposta acabei publicando meu texto assim mesmo. Porém, apesar da demora, eles acabaram me respondendo. Então, achei que seria interessante publicar aqui um pouco mais sobre a história dessa empresa fantástica. Segue o texto que recebi deles:



"A Mitra surgiu da união de uma arte educadora (Marta Giardini) com um engenheiro mecânico (Jorge Takehara). Ambos inconformados com os rumos  que a sociedade estava tomando, principalmente com a má formação, mais especificamente, má orientação que a juventude está tendo nos dias atuais.

É muito difícil conseguir fazer chegar até os jovens de hoje, os conceitos do que é certo ou errado, do que ético ou antiético, do que é moral e imoral, etc. Todos estes conceitos estão distorcidos pelo rumo que a vida, principalmente urbana, está tomando. O nosso trabalho é apenas uma gota no oceano mas, entendemos que pouco a pouco poderemos mudar, educar e contribuir para a formação das pessoas, sejam quais forem as suas atribuições.

Embora pareça simplório achar que simples jogos de tabuleiro possam contribuir para isso, nós acreditamos que ao jogar, as pessoas, sem perceber aprendem a respeitar uns aos outros, não apenas as estratégias usadas na partida mas também como ser humano, com todos os seus defeitos e virtudes. Lutamos para que os nossos jogos sejam adotados, voluntariamente em salas de aula, por alunos e professores (não por imposição de uma metodologia de ensino) para que, de forma divertida, os alunos possam melhorar a si mesmos e ao mesmo tempo melhorar o desempenho acompanhado da melhora da estrutura cognitiva. Ao mesmo tempo procuramos despertar a curiosidade das pessoas ao incluirmos junta às regras resumo da história dos jogos. Pretendemos com isso fazer com que usem a tecnologia da informação para aprender e apreenderem mais sobre a cultura e a origem que cada jogo traz.

Começamos como artesãos e assim ficamos por quase 7 anos quando formalizamos a empresa e que se tornou ativa em 2011. Difícil é manter o ideal que formatou a Mitra aliando com as exigências legais, às vezes absurdas, e com a necessidade do lucro para nos mantermos na ativa.

Surgimento da Enciclopédia de Jogos:


Os jogos, inicialmente, eram no formato tradicional, em caixa de madeira tipo estojo que eram volumosos e cada jogo em tamanho diferente. Percebíamos a dificuldade de armazenar estes jogos, tanto os da Mitra quanto os de qualquer outro fabricante, o que nos levou a estudar e a pensar em alternativas que melhorassem esta questão. O resultado disto foi o Jogo-livro ou o Livro-jogo que alia a praticidade e o design num único produto em formato de livro. Após o registro no INPI, encontramos o desafio de tornar o produto economicamente viável o que, em tempos de recursos escassos foi muito difícil pois, terceirização  ou aquisição de máquinas não eram uma opção.

Para viabilizar tal projeto, usamos o conhecimento e a formação de um dos sócios para desenvolver  e produzir as máquinas e as ferramentas necessárias que, ao longo dos anos foram sendo aprimoradas e aperfeiçoadas. Da linha de jogos-livros surgiu a padronização do formato que uniu o útil ao agradável, pois simplificou a produção, e o resultado disto foi o surgimento da Enciclopédia de Jogos. Inicialmente eram apenas seis jogos e atualmente está com 33 jogos mas, este número irá aumentar pois ainda são muitos os jogos que ainda precisam ser pesquisados.

Dentro desta linha de pensamento "Da diversão ao Conhecimento" procuramos integrar novos jogos ao nosso catálogo. Muitos são os criadores de jogos que nos procuram mas poucos se alinham com a nossa filosofia e com o nosso processo produtivo. Como exemplo temos um dos lançamentos do ano passado, o jogo "Mistério das 7 Torres" que é uma forma divertida de conhecer a respeito das obras de arte, nos foi proposto por uma escritora de livros infantojuvenis que veio de encontro com a nossa proposta de trabalho."

Mistério das 7 Torres é um jogo que com certeza já está na minha lista de desejos. Não deixe de conferir o catálogo para saber mais sobre esse e muitos outros jogos.

 
Ficou com vontade de experimentar os jogos da Mitra? Pois saiba que o Castelo das Peças, o mais tradicional evento de jogos de tabuleiro do RJ, acabou de fechar parceria com eles. O evento acontece amanhã a partir das 9:00 da manhã na Universidade Veiga de Almeida da Tijuca e estarão disponíveis ao público os jogos Halma, Gammon e o nacional Excalibur.


Nenhum comentário:

Postar um comentário