domingo, 15 de dezembro de 2013

Retrospectiva


Pode parecer um título estranho para primeira postagem, sua motivação se deve ao fato de minha caminhada no incrível mundo dos jogos de mesa ter começado a cerca de um ano atrás apenas. Ao contrário da maioria das pessoas, eu não tenho uma história saudosista de infância com jogos como War, Detetive, Banco Imobiliário ou Jogo da Vida. Mas isso não significa que meu primeiro contato com esse tipo de jogo tenha ocorrido somente no ano passado.

Meus passos iniciais com jogos de mesa foram com Heroclix e Magic, respectivamente. Mas devido ao universo altamente competitivo de ambos, comecei a procurar por opções mais leves de diversão. Eu sempre gostei de lojas de brinquedos e foi assim que eu conheci as versões de carta dos jogos de tabuleiro citados acima e um jogo novo, um tal de Catan.

Natal do ano passado.

Até esse momento, os jogos de mesas eram apenas um passatempo divertido, que poderia ter ficado só nisso. Talvez tivesse comprado algum outro jogo dos tradicionais. Eu cheguei a pensar em comprar o War Batalhas Mitológicas. Mas tudo mudou quando li a notícia do lançamento do A Game Of Thrones: The Card Game pela Galápagos Jogos. Na época, eu estava lendo os livros freneticamente. No início, éramos só eu e meu noivo, não tínhamos outras pessoas com quem jogar. Foi aí que surgiram os eventos, fora que eu era louca para saber como era o lance daquele "tabuleirinho" com as peças representando os títulos. Procurando por grupos e eventos no Facebook conhecemos A Game Of Thrones: The Board Game. Nossa estreia em eventos foi na 1ª Dungeon Cards. Fomos na intenção de jogar ambos, mas só deu tempo para ele.

Empolgadíssima com minha blusinha dos Starks.

O segundo evento que fomos foi o Castelo das Peças. Tínhamos acabado de adquirir nosso primeiro jogo importado e estávamos muito empolgados para testá-lo, até porque era um jogo de uma outra série que somos muito fãs: Battlestar Galactica.
 Quem é o Cylon?

Esse evento também foi importante porque foi nele que joguei meu primeiro Euro: Myrmes. Um jogo no qual você administra uma colônia de formigas tentando sobreviver as quatro estações durante três anos.

Tabuleiro principal (jardim).

 Tabuleiro individual (formigueiro).

Espero um dia tê-lo na minha coleção, apesar de só ter jogado uma única vez, é um dos meus favoritos.

Mas e o A Game Of Thrones: The Card Game? Levou algum tempo até eu consegui jogá-lo com outras pessoas. Fui frequentando os eventos e conhecendo outros jogos. Com o tempo surgiu a ideia de realizar nosso próprio evento, que a princípio se chamou Dungeon Cards Zona Norte.

 
Enfim, A Game Of Thrones: The Card Game completo

O tempo foi passando, mais eventos, mais jogos e chegamos ao Zombicide. Foi com esse jogo que convertemos os vizinhos ao nosso pequeno vício. 


        Primeira jogatina caseira.

Recentemente, nosso evento passou a se chamar Guadalupeças, por uma questão de maior acessibilidade.

 Todo primeiro domingo do mês no Prezunic de Guadalupe que fica na Av. Brasil.

Acho que bem resumidamente, foi essa a minha trajetória no mundo dos jogos de mesa. Tentei ser o mais breve possível, só destacando os principais pontos mesmo. Além de muitos jogos bacanas, com temáticas e jogabilidades das mais variadas e interessantes os quais não podia nem imaginar que existiam. Conheci muita gente legal, alguns estão nas fotos acima, outros não (quem sabe em posts futuros). 

A ideia de fazer o blog veio da minha vontade de falar sobre esse hobby que se tornou tão especial para mim. Queria de alguma forma poder expressar minhas opiniões sobre o assunto. Um jogo especificamente foi o empurrão que faltava. Um jogo, na minha opinião, injustiçado. Mas vou fazer um suspense, pois ele será assunto do próximo post. Qual será o jogo que me impulsionou na criação do blog? Alguém advinha?

Para terminar, sobre o nome do blog. Bem, é difícil encontrar um bom nome disponível. Pensei em vários nomes ruins. Meu noivo foi importante nesse momento não me deixando colocar qualquer porcaria. Acho que Turno Extra é um nome bacana, abrange a temática geral do blog e é convidativo espero. Aqui é um espaço não só para expor minhas ideias, mas trocar com outras pessoas também. É um bate papo virtual depois de uma boa jogatina.

Não posso encerrar esse primeiro post sem colocar uma foto dos meus joguinhos queridos, ainda têm mais cinco para chegar esse ano. Estão pelos correios da vida.

 
Meus joguinhos *_*

2 comentários:

  1. Bem bacana o texto inicial. Um "pontapé" certeiro. Já eu comecei bem cedo, me afastei, e fui resgatado. Nosso pequeno nicho está crescendo e se tornando um mercado. Rentável espero. Vários bons jogos estão "pipocando" nos financiamentos coletivos da vida, pequenas empresas estão crescendo e realizando grandes negócios, e grandes empresas estão se rendendo ao nosso gosto (haja visto que a Grow está para lançar no mercados a expansão para o Catan). Parabéns pela iniciativa e boas jogatinas.

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog!!! Já coloquei nos meus favoritos. Abs JJ

    ResponderExcluir