terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Hanabi


Hanabi é um party game cooperativo lançado no Brasil pela Galápagos Jogos com temática de fogos de artifício para ser jogado de 2 à 5 jogadores. Nada mais adequado para hoje, não? Seu nome significa fogos de artifício em japonês. É um jogo bem simples e divertido, além de bonito. As regras vem escritas em cartões que são de leitura muito fácil e rápida. Li no ônibus em uns 10 minutos, só para poder relembrar algumas coisas e também porque nunca tinha parado para ler. A maioria dos jogos acabo sempre aprendendo a jogar pela explicação de alguém mais experiente ou algum vídeo de gameplay.

Visão geral do jogo.

O jogo possui cartas de fogos de artifício de 6 cores diferentes e que são numeradas de 1 à 5. O objetivo é conseguir organizar essas cartas nas cores e ordem correta, fazendo assim a melhor apresentação possível. A dificuldade é que os jogadores não podem ver as suas próprias cartas, eles só podem ver as cartas dos outros jogadores. Em cada turno, escolhesse 1 ação entre as 3 possíveis: dar dica, descartar carta e jogar carta.

 Cartas sempre viradas para os outros jogadores

Existem 8 cartas de dica no jogo, cada vez que você escolhe a ação de dar uma dica, uma dessas cartas é utilizada. Se as cartas de dica acabarem, você não pode escolher essa ação. Mas elas voltam, isso vai ser explicado ao longo do texto. Existem dois tipos de dicas possíveis, cor ou número. Você só pode dar uma dica e precisa ser bem especifica, mostrando a qual carta a dica se refere. Na minha opinião, é ação mais importante do jogo. É necessário bastante atenção ao que está na mesa, tanto quem está dando a dica quanto quem está recebendo, para pegar a informação que não está sendo dita diretamente.

Quando você descarta uma carta de fogos de artifício, recupera uma carta de dica. Mas é perigoso descartar uma carta sem ter informação nenhuma sobre ela, pois pode acabar descartando uma carta útil. As cartas possuem repetições, com exceção da carta 5. Se você descartá-la já era, uma sequência vai ficar sem ser completada. Nisso a dica também ajuda, pois através dela você pode saber que tem uma carta inútil na mão e descartá-la sem medo. Ao receber dicas, você pode reorganizar sua mão para ajudar sua memória. Porém, em hipótese alguma, pode olhar suas cartas.

Jogar a carta é a ação mais tensa do jogo, pois é necessário precisão de cor e número. Não pode haver cores repetidas e a numeração precisa ser na ordem. Se você joga uma carta errada, leva uma carta de penalidade, com 3 dessas o jogo acaba e todo mundo perde. Não há modo de se livrar das cartas de penalidade. Após jogar ou descartar carta, você deve comprar uma nova.

Cartas de dica (azuis) e penalidade (vermelhas) à esquerda e a direita as cartas de fogos de artifício já jogadas.

Além da penalidade, existem outras duas formas do jogo acabar. Se a pilha de compras termina ou se a sequência de 6 cores e 5 números for completada, o que é o mais difícil de ocorrer. O primeiro caso é derrota, o segundo pode ser uma vitória parcial e o último é a vitória suprema, praticamente os fogos de Copacabana. No caso em que a pilha de compras acaba é somado o valor da última carta de cada sequência de cores para contar a pontuação e determinar o nível do seu show de fogos de artifício.

Como eu já disse é um jogo bem simples e divertido, além de bonito. Funciona muito bem tanto para jogadores mais experientes quanto para iniciantes, além de poder servir de porta de entrada para aqueles que não conhecem jogos de mesa modernos. Pode ser jogado praticamente por todas as idades. A classificação indicativa da caixa é 8 anos. Só não recomendo jogar com dois jogadores, pois perde muito da graça. O jogo fica muito mecânico e a vitória muito fácil.

Jogo na prática.

È isso aí galera, último post de 2013. Feliz Ano Novo para todos. Que 2014 venha com muitas jogatinas, sejam elas caseiras ou em eventos, e bons lançamentos. Espero poder ver os grandes jogos gringos sendo lançados por aqui, mas também ver os nacionais fazendo bonito. O blog é novo, mas espero conseguir melhorá-lo a cada novo texto publicado. Obrigada pelas visitas e aguardem que já tem texto especial para o início do ano que vem. XD

Essa última foto é do Guadalupeças, evento que ocorre todo primeiro domingo do mês no Prezunic de Guadalupe, Zona Norte do Rio de Janeiro. Fica bem na Avenida Brasil, então não tem erro. Nosso evento será o primeiro do ano, fica a sugestão para começar bem 2014.

Um comentário:

  1. Hanabi é um excelente jogo !!! O meu está chegando esta semana, pois comprei depois do Natal, na Galápagos !!!
    Feliz 2014 à todos!!! E muitos jogos também !!!
    Estou adicionando o Blog de vocês no Blog do Clube do Tabuleiro de Campinas:
    http://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir